Considerando que a incidência dessas doenças é elevada entre pessoas de diferentes pacientes e faixas etárias, algumas doenças passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas e são extremamente comuns em consultórios e centros médicos. Mas, você sabe o que é, quais são os sintomas da laringite e como devemos tratá-la? Trate a laringite com o plano de saúde!

Trate a laringite com o plano de saúde

Trate a laringite com o plano de saúde!

Para a maioria das pessoas, esta é uma foto muito familiar, especialmente para quem usa cordas vocais com frequência ou para pessoas com crianças, porque essas pessoas são as mais afetadas por esse problema. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre ele.

Garganta

Antes de falarmos sobre a laringite em si, precisamos entender o que é a garganta. Faz parte do sistema respiratório humano. Está localizado no plano médio e na frente do pescoço. É uma cavidade com paredes de membrana e cartilagem entre a faringe e a traqueia.

As cordas vocais estão localizadas nesta área, o que nos torna o órgão de produção de som. Por esse motivo, a laringite está relacionada à rouquidão e outras condições durante a vocalização.

O que é laringite?

A laringite é assim: uma inflamação que atinge a laringe, podendo ser aguda ou crônica, infecciosa ou não. Tendo em vista que suas causas variam amplamente e podem afetar todas as faixas etárias, essa é uma situação comum em consultórios médicos e planos de saúde em todo o mundo. Embora na maioria dos casos apareça rapidamente e resolva em não mais de duas semanas, alguns casos podem ser mais permanentes.

Como dissemos, a laringite pode ser aguda ou crônica, mas o caso mais comum é de curta duração, caso em que os sintomas geralmente não duram mais do que duas a três semanas. Na maioria dos casos, a causa dessa condição é o nível superior de infecção viral, como gripe e resfriado comum.

Fique atento

Vale lembrar que embora a laringite seja mais rara, também pode ser uma bactéria, que requer tratamento antibiótico especial. Somente um médico pode avaliar a causa do problema, delineando assim o comportamento mais adequado e o uso de medicamentos específicos para eliminar a infecção.

Quais os sintomas?

Os sintomas da laringite podem variar, dependendo, entre outros fatores, se o problema é crônico ou agudo e sua causa. Porém, na verdade todas as variantes apresentam alguns sinais comuns, principalmente aqueles relacionados ao processo vocal, como rouquidão e perda da voz.

Tosse, garganta raspada e gânglios linfáticos inchados no pescoço, tórax e rosto também são comuns. É importante ressaltar que todo o quadro de sintomas é muito semelhante ao que ocorre em outras doenças respiratórias (como gripe, resfriado e pneumonia), o que reforça a importância da consulta médica.

Diagnóstico

O diagnóstico da laringite é feito pelo médico por meio de uma análise estratégica dos sintomas e da história clínica do paciente em questão. Normalmente, os especialistas usam um depressor de língua e uma lanterna para avaliar cuidadosamente a parte posterior da garganta e verificar se há vermelhidão na parede da garganta.

Como dissemos, na maioria dos casos, as imagens são autolimitadas e apresentam resolução espontânea. Nesses casos, os médicos apenas orientam o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e trazer mais conforto ao paciente. A ingestão de líquidos e uma boa hidratação também são importantes.

Infelizmente, nesses casos, a autoadministração de medicamentos é muito comum, mas isso pode agravar a condição ou causar efeitos colaterais desnecessários. Se o especialista verificar que a laringite é uma causa bacteriana, o tratamento envolverá antibióticos, que geralmente são prescritos para 7 a 10 dias.

Saiba Mais

Agora você sabe o que é, como tratar e quais são os principais sintomas da laringite. Se tiver sintomas, marque uma consulta com o seu médico no seu plano de saúde em Mogi das Cruzes para saber a causa e o tratamento mais adequado.

Trate a laringite com o plano de saúde!