A insolação é um problema sério que pode chegar a causar a desidratação grave do corpo e queimaduras de 2º ou 3º grau. É causada pela exposição solar excessiva e irresponsável, sem o uso de protetor solar ou qualquer outro tipo de proteção como bonés e chapéus. A insolação pode ocorrer quando a pessoa passa muito tempo em um ambiente com sol, seja trabalhando em locais com alta temperatura, se exercitando em excesso ou simplesmente tomando sol por muito tempo sem proteção. Saiba a seguir mais informações sobre a insolação e como tratar quando ela se manifesta.

Insolação: como tratar?

Insolação: como tratar?

Durante a insolação a temperatura de nosso organismo aumenta, o que pode provocar a perda de água e de nutrientes importantes. Por isso, o quadro de insolação é considerado emergencial, já que, se não for tratada rapidamente e com urgência, pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos.

Causas

A insolação é causada por diversas situações em que a pessoa se encontra em ambientes muito quentes ou realiza esforços físicos que causam a elevação da temperatura do corpo. Entre eles, podemos listar:
– Passar o dia todo sob o sol quente sem a utilização de protetor solar (em praias, por exemplo);
– Praticar atividades físicas em excesso e em dias quentes sem se hidratar;
– Utilizar roupas em excesso;

– Ficar sem se hidratar por muitas horas.

Sintomas da insolação

Alguns sintomas da insolação, são:
– Dor de cabeça;
– Tonturas;
– Náuseas;
– Febre;
– Pele avermelhada e seca;
– Pele quente;
– Distúrbios visuais.

Entre outros.

Tratamento

A primeira coisa a ser feita em casos de insolação é mover a pessoa para um local fresco, ventilado e com sombra; tirar o máximo de roupas possível; oferecer líquidos para a hidratação; leva-la imediatamente ao hospital.

Portanto, proteja-se sempre antes de ficar exposto ao sol.

Insolação: como tratar?