Podemos de certa forma dizer que a contaminação alimentar é bastante grave e deve ser levada muito a sério! Ela pode acontecer devido a dois motivos, por alimentos contaminados ou alimentos que estejam estragados.
De acordo com pesquisas realizadas existem mais de 250 tipos de doenças que são transmitidas por alimentos no mundo! Podemos dizer que são na sua as infecções são causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Contaminação alimentar
Esses tipos de bactérias são encontrados em carnes, frangos, peixes, ovos, e também são encontrados nas saladas! Podemos dizer que na grande maioria dos casos essa contaminação ocorre no preparo do alimento em questão, pois as mãos de quem esta preparando não estão certamente bem higienizadas e limpas! Ou os alimentos não são devidamente lavados!
Sintomas da contaminação
Alguns sintomas são bem característicos da contaminação alimentar, veja a seguir um apequena lista com esses principais sintomas:
- Diarreia
- Náuseas
- Vômitos
- Dores abdominais
- Febre
- Falta de apetite
Podemos destacar que em casos mais graves a pessoa sofre forte desidratação, perca de peso muito rápida e notória e pressão baixa! Por isso consulte um especialista para ter um diagnóstico mais preciso!
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do problema é feito por um profissional da medicina, que pode ser um clinico geral ou um gastroenterologista, isso a partir dos sintomas apresentados pela pessoa!
Como se prevenir da contaminação alimentar?
A prevenção é bastante importante, devemos estar sempre atentos aos detalhes e além disso executa-los com cautela para que o problema seja evitado, veja a seguir como evitar:
- Lave bem as carnes, frangos, legumes e frutas
- Esteja sempre esterilizando as facas e objetos usados para o preparo do alimentos em questão
- Deixe os alimentos bem embalados antes de coloca-los na geladeira
- Evite ao máximo comer carne muito crua ou mal passada
- Não consuma alimentos que não estejam com o aspecto muito saudável