Você sabia que é seu direito incluir membros da família em seu plano de saúde? Esse é um problema comum que confunde muitos beneficiários na contratação, afinal o Serviço Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante esse direito há 7 anos através de um resumo da especificação, e as duas decisões são tomadas. A Constituição e o Código Civil.
No entanto, o operador pode exigir evidências da conexão entre o proprietário e os dependentes, mas mesmo para casais do mesmo sexo, é garantido que seja inclusivo.
Agora, com todo o apoio jurídico, você deve entender as razões para fornecer essa proteção aos seus entes queridos.
No entanto, a dica das agências de proteção ao consumidor é que os titulares de planos médicos devem sempre prestar muita atenção ao contrato antes de assiná-lo.
Isso ocorre porque, embora a lei se aplique a todos, há planos para facilitar a inclusão de outros membros da família.
Por exemplo, um plano de saúde pessoal ou familiar que deve ser estabelecido diretamente com o operador deve ser bem analisado, porque, se não estiver incluído no contrato, você terá o direito de alterar o contrato com o operador – não há necessidade de repetir o prazo.
Conheça alguns motivos para incluir dependente nos planos de saúde! Ok
Para incluir um parceiro que consiste em um casamento civil, uma certidão de casamento é suficiente.
Para garantir que os dependentes estejam unidos, é necessário provar a existência de uma aliança duradoura, pública e contínua.
No entanto, o operador pode exigir provas desse link, incluindo a determinação de como ele será apresentado.
Mas tenha certeza, isso geralmente é prova de residência, extratos de cartão de crédito e contas conjuntas.
Você ainda pode incluir os membros da sua família. Se o contrato de um operador não fornecer membros da família, você tem o direito de modificar o contrato com eles.
Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Idec), apenas membros da família devem atender a novas necessidades, não os titulares de seus planos de saúde pessoais que foram atendidos em contratos anteriores.
Se o seu plano é coletivo, você tem o direito de incluir o avô, que deve receber assistência médica diferenciada ao ingressar no plano de saúde da família.
De fato, não apenas ele nem a avó, mas também pais, filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, irmãos e até tios – isso ocorre porque a lei garante que os parentes de sangue possam ser tolerados antes do terceiro nível.
Além disso, a ANS também realizou mediação com a operadora que se recusou a entrar no beneficiário, que teve 10 dias para propor uma solução.
No entanto, a agência apontou que 87% dos problemas nem precisam iniciar procedimentos administrativos, mas devem ser resolvidos na etapa intermediária.
Você vê como é fácil e benéfico para toda a família desfrutar do seu plano médico? Portanto, pare de perder tempo e sua família.
Não tem planos de beneficiar você e sua família? Converse com um profissional de vendas, pois ele o guiará da melhor maneira.