Durante a gravidez é necessário tomar muitos cuidados para não acarretar nenhuma doença que possa prejudicar a mamãe e o bebê. Nesse post falaremos mais sobre as As doenças mais comuns durante a gravidez, que podem acontecer durante uma gestação.

As doenças mais comuns durante a gravidez

As doenças mais comuns durante a gravidez

Uma boa alimentação , atividade física e consulta pré-natal de maneira certa diminuem e muito, o risco da mulher apresentar qualquer um desses problemas que vamos falar agora, fora isso, já é sabido que uma doença descoberta logo no comecinho tem mais chances de cura. Falaremos delas agora.

A Asma

É um problema pulmonar causado por obstrução das vias aéreas. Surge na gravidez por conta do aumento do volume uterino e as alterações metabólicas típicas da gestação modificam a fisiologia da respiração. Outros contribuintes são os refluxos e as infecções respiratórias relacionadas à queda da imunidade. Os sintomas são: falta de ar, chiado no peito, secreção e tosse.

E os tratamento geralmente prescritos pelos médicos são: medicamentos broncodilatadores e corticoides por via oral ou inalatória. Você pode se prevenir das seguintes formas: evite fatores que podem desencadear a crise asmática como o cigarro, passar frio, infecções respiratórias e poluição.

Anemia

É uma deficiência de ferro que interfere na formação de hemoglobina, proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para as células. Surge na gravidez geralmente devido à uma dieta inadequada, ou falta de reposição de ferro e diluição natural do sangue na gestação devido o aumento da retenção de líquido.
Os sintomas da anemia são: a fraqueza, palidez, falta de fôlego e sono excessivo. Tratamento: medicamento oral ou injetável à base de ferro.

O modo de prevenção são: suplementação de vitaminas e dieta balanceada, rica em agrião, espinafre, lentilha, feijão branco, frutas secas, gema de ovo, fígado, escarola, melão, abacate, entre outras fontes de ferro.

Cistite

É uma forte infecção das vias urinárias. Surge na gravidez por conta que a progesterona (hormônio predominante na gravidez) provoca uma dilatação das vias urinárias que impede a bexiga de se esvaziar completamente, favorecendo a infecção. Os sintomas são: desejo frequente de urinar, sensação de ardor ao urinar, dor no baixo ventre, sangramento.
O tratamento: o antibiótico é prescrito após exame de urina para identificar o agente responsável pela infecção que, se não for tratada rapidamente pode atingir os rins (pielonefrite), provocar rotura da bolsa ou parto prematuro.
A prevenção é simples: ingestão de líquidos e não prender a urina.

Essas são apenas três das doenças mais comuns, e vale ressaltar que se você está grávida não deixe de fazer o pré natal, tenha consultas regularmente, faça todos os exames, tenha uma alimentação adequada e se cuide.

Para saber mais sobre os planos de saúde em Mogi, entre em contato com um de nossos corretores e tire todas as suas duvidas!

As doenças mais comuns durante a gravidez