Você sabia que existem Alimentos que Auxiliam a Concentração e a Memória? Vamos ver agora que alimentos são esses.

Alimentos que Auxiliam a Concentração e a Memória

Alimentos que Auxiliam a Concentração e a Memória

Algumas mudanças em nosso cardápio, podem ajudar em diversas coisas em nossa vida, nossa mente e nossa corpo e também em nosso cérebro a se manter mais concentrado e até mesmo diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando dessa forma a nossa memória.

Uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como: Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro coisa muito importante também e que devemos levar em consideração, mas que acaba acontecendo na correria do dia a dia, é o fato de muitas vezes pular refeições, sendo que tem que ser o contrário, que é não pular refeições e principalmente o café da manhã, pois isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. O correto é fazer cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição.

Vejamos agora quais são os alimentos benéficos para proteger o nosso cérebro:

  • Glicose: A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais. A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos mais graves pode até levar ao coma. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.
  • Zinco: O zinco desempenha função regulatória no organismo, ele atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. Você pode achar o zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, lacticínios e fígado.
  • Selênio: Estudos comprovam que este mineral tem um forte impacto sobre o cérebro. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores , que são substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra, podendo até sofrer alterações de humor. Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.
  • Ferro: A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o nosso cérebro, porém quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, o que resulta em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho. As fontes de ferro podem ser separadas em animais e vegetais, sendo que as primeiras são melhores absorvidas pelo organismo e se encontram nas carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração, carnes de aves, de peixes e mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião, couve e cheiro-verde; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos.

Para ter mais informações

Para ter mais informações sobre os planos de saúde em Mogi, entre em contato com nossos corretores presentes aqui na cidade.

Alimentos que Auxiliam a Concentração e a Memória