As aftas, ou também conhecidas como úlceras orais, úlceras aftosas ou estomatites aftoides. Neste post iremos falar mais sobre esse assunto que de vez em quando aparece em nossas vidas, a afta.

Aftas: suas causas e tratamento

Aftas: suas causas e tratamento

O que são aftas?

São lesões arredondadas ou ovaladas, recoberta por uma membrana branco amarelada e com uma mancha avermelhada em volta. Geralmente ocorrem na língua ou nas paredes internas da boca, podendo ocorrer também em qualquer ponto da cavidade bucal.

A afta pode ser conhecida como estomatite aftosa recorrente, que acontece devido a perda do tecido normal da mucosa oral, sendo múltiplas ou única, ocasionando dor e desconforto.

Ocorre mais em mulheres do que homens, devido as influências hormonais, porém existem fatores que contribuem para que ocorra a afta, como alergias, predisposição genética, estresse e alteração nutricional, como a falta da vitamina B12, deficiência de ferro e ácido fólico também pode fazer com que tenha ulcerações bocal. Essas feridas costumam desaparecer naturalmente entre 5 e 15 dias, e não deixam cicatrizes.

As aftas não são contagiosas, porém muitas pessoas confundem elas com herpes, causado por um vírus contagioso. Apenas 20% da população sofre com afta recorrentes.

Estomatite Aftosa Maior

Ocorre em 15% dos pacientes e é a forma mais grave e extremamente dolorosa. Essas aftas duram aproximadamente duas semanas ou mais e geralmente medem mais de 1 centímetro de diâmetro.

Estomatite Aftosa Herpetiforme

É a forma mais incomum, apresentando em apenas 5% da população. Elas acontecem com aglomerados de úlceras bem pequenas (menos de 1 milímetro em alguns casos) que as vezes se juntam para formar úlceras maiores. Geralmente se curam após uma semana.

Existe mais duas formas que seriam:

Aftas traumáticas: úlceras causadas por um trauma mecânico, como fio de aparelho ortodôntico, prótese dentária que não está correta, morder algumas vezes a bochecha sem querer .

Aftas alérgicas: Ocasionada por algum medicamento ou alimento que resultou em alguma alergia.

Tratamento para Aftas

Normalmente não é necessário, pois ela desaparece sozinha após alguns dias, porém se há dor esta insuportável, há pomadas anestésicas ou também a laserterapia.

Aftas: suas causas e tratamento